QUE PRIVILÉGIO!

Naquele dia, o SENHOR dos Exércitos será por coroa gloriosa e por grinalda formosa para os restantes de seu povo (Isaías 28.5).

O povo do Senhor deve acordar e sair da derrota, para que Deus possa honrá-lo. As pessoas precisam ver que somos diferentes e temos dignidade. Nossa fama tem de ir longe, pois é o nosso Pai quem nos enfeita. Ele mesmo quer ser a nossa Coroa gloriosa. Por isso, não há mais motivo de vergonha para quem é servo do Altíssimo, uma vez que o próprio Deus o promove em todos os lugares.

O Todo-Poderoso é por nós como uma coroa gloriosa. Fomos feitos para Ele como reis, soberanos em tudo (Apocalipse 5.10), e, agora, temos de reinar sobre todas as circunstâncias. Então, não podemos baixar a cabeça para o inimigo e sujeitar-nos aos seus caprichos. Ao contrário, o simples ato de assumir quem somos em Cristo já o faz desesperado. Se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós (Tiago 4.7).

A Palavra declara que não há nenhuma condenação em nossa conta (Romanos 8.1), pois a dívida que tínhamos foi zerada. Agora, temos livre acesso ao trono da graça. Jesus, ao conceder-nos a redenção, não o fez de qualquer modo; ela foi uma obra completa e gloriosa.

Fomos feitos filhos de Deus, e, portanto, a nossa posição espiritual é de elevado privilégio – o que significa que nada nos falta. O Altíssimo nos deu honra, como exemplificado na parábola do filho pródigo, na qual o pai mandou que colocassem um anel no dedo do filho que retornou (Lucas 15.11-32). Tendo o Senhor como o nosso enfeite, a nossa formosura será anunciada em todos os lugares.

Foi assim que os Céus planejaram o nosso testemunho, por isso, temos de fazer valer a nossa santidade, pureza e autoridade. Devemos tomar posse dos nossos direitos em Cristo, pois os perdidos precisam ver-nos como verdadeiros filhos de Deus, reconciliados com Ele, como pessoas as quais sabem o que lhes pertence e disso usufruem. Essa será a melhor mensagem que eles ouvirão. Ao ver-nos diferentes, muitos também desejarão participar da graça disponível a todos. Com a dignidade restaurada, seremos campeões em todas as batalhas.

Agora, já não somos os excluídos, mas os admirados. Somos mais que vencedores por Aquele que nos amou e Se entregou para que tivéssemos uma posição de supremacia sobre todas as obras do inimigo (Romanos 8.37). Por isso, a nossa voz tem de ser a de alguém que conhece que é vitorioso.

O nosso Deus é quem nos conduz em triunfo e nos leva a ocupar os melhores lugares (2 Coríntios 2.14).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

A SUBLIME MISSÃO

Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? (1 Coríntios 9.11).

Alguns escritores sagrados foram usados mais do que outros para falar sobre as finanças na igreja, mas todos mostraram o valor de se envolver com os bens na obra do Senhor. Por isso, temos de agradecer ao Espírito Santo, o qual moveu todos aqueles que Ele usou para escrever as Escrituras e falar desse importante assunto. Desde o livro de Gênesis, no qual é narrada a história dos irmãos Caim e Abel – um era temente a Deus, e o outro não, apesar de, na época, serem os únicos nascidos sobre a face da terra e terem tudo aos seus pés –, até o Apocalipse, a Palavra fala sobre o ato de tirar um pouco do que nos é dado e entregá-lo segundo a orientação divina.

Quem não sabe falar do amor de Deus, ou não pode levar a Palavra dEle a todos os cantos, deve patrocinar a ida de quem foi constituído e ungido para essa nobre missão, pois a evangelização mundial requer quantias gigantescas de dinheiro. Somente se a Igreja entender esse chamado divino e contribuir, tal obra será feita. Por isso, Paulo falava que quem produzia as riquezas deveria também recolhê-las para seu sustento e a evangelização mundial.

Só quem ainda não é completo na visão de Deus não vê que o tempo está esgotando-se rapidamente não só para os perdidos, que a cada minuto estão morrendo sem Cristo, mas também para toda a humanidade. Se a evangelização continuar nesse ritmo, a totalidade dos homens jamais ouvirá as Boas-Novas, e a volta de Cristo será retardada (Mateus 24.14).

Em todos os livros da Bíblia, está claro o motivo que o Todo-Poderoso nos dá de nos envolvermos com Sua obra. Abel, por exemplo, sentiu o verdadeiro valor de ofertar e levou seu melhor cordeiro para o Senhor. Já Caim, que era do maligno, encheu-se de furor, arrancou uma moita de mato bravo e jogou-a aos pés do Altíssimo (1 João 3.12; Gênesis 4.1-5). Era como se dissesse: “Toma! Não é isso que Tu queres?”. A sua oferta, porém, não foi aceita, pois Deus só recebe o que Lhe for doado de bom grado (2 Coríntios 9.7). Ofertar com amor é ouvir de Deus e entregar.

Todos devem falar do amor do Pai. Mas aquele que não tem o dom de explicar o que mudou sua vida e pode transformar a de qualquer um deve patrocinar o ministério de quem é chamado para realizá-lo.

O trabalho que estamos fazendo está ainda nos seus primeiros degraus. Muito mais precisa ser feito, pois a quantia a ser empregada para que todos tenham a oportunidade de ouvir a linda Mensagem é astronômica. Se os filhos de Deus aprenderem o valor de uma alma e o quanto eles são responsáveis pela salvação dos perdidos, contribuirão e produzirão riquezas para serem empregadas nesta nobre missão.

Uma coisa é certa: quem decidir cumprir os planos de Deus não terá falta de nada.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

O Som Festivo - "A revelação da palavra de Deus"

Salmos 89:15-18: “Bem aventurado o povo que conhece o som festivo; andara, ó Senhor, na luz da tua face. Em teu nome se alegrara todo dia e na tua justiça se exaltará. Pois tu és a glória da sua força; e pelo teu favor será exaltado o nosso poder. Porque o Senhor é a nossa defesa, e o Santo de Israel, o nosso Rei.”
João 12:36: “Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Essas coisas disse Jesus; e, retirando-se, escondeu-se deles.”


O som festivo é a voz da palavra de Deus que vem aos nossos ouvidos, é a revelação.

Sabemos pela palavra que é o próprio Deus nos iluminando, dando-nos a direção, mostrando o caminho que devemos seguir. “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho”

O primeiro passo para andarmos no caminho é praticar aquilo que Deus está nos revelando. Andando nessa direção, a luz vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. “Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz”.

Meditando na palavra teve uma ideia, teve uma inspiração? Foi a luz que brilhou, então, ande nessa luz, não fique parado, não deixe que ela se apague nem a esconda, pois, “ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para os que entram vejam a luz.” (Lucas 8:16).

Quando a luz brilha, ou seja, recebeu a revelação de Deus, ponha em prática para que todos vejam o que Deus está fazendo. Assim, o nome do Senhor será glorificado e todos desejarão se aproximar e receber a luz - que é Jesus.

Tudo em nossa vida é para a glória de Deus. Pois tudo provém dEle.

Foi iluminado, ande! Não continue em trevas. Não permita que os pensamentos sombrios ofusquem a luz que brilhou na sua vida, pois, Deus é maior e é contigo para te dar a vitória.

Pelo favor de Deus será exaltado nosso poder.



Amém! Amém!Aleluia!


Obreira Edna

Culto ministrado pelo missionário R. R. Soares em 07/01/07

É HORA DE REGOZIJO PARA OS ELEITOS

Oh! Se de Sião tivera já vindo a redenção de Israel! Quando o SENHOR fizer voltar os cativos do seu povo, se regozijará Jacó e se alegrará Israel (Salmos 14.7).
Essa profecia falava de um tempo futuro em que os cativos do povo de Deus voltariam à Sua presença. A redenção viria do Céu, representado aqui por Sião, e seria de Israel, que teve uma experiência com o Todo-Poderoso. Jacó, o povo de Deus antes do encontro verdadeiro com Ele, iria regozijar-se, e Israel, o que teve uma experiência real com o Senhor, alegrar-se. Essa profecia já se cumpriu com a vinda de Jesus, e, hoje, os judeus podem regozijar-se – tomar posse da herança preparada para eles –, e Israel, o povo salvo, que passou pela porta estreita, pode alegrar-se, pois tudo lhe pertence (Mateus 7.13; João 10.9).

Davi foi usado como profeta neste Salmo. A ele foi revelado que o povo de Deus, cativo pelas forças espirituais do mal, haveria de ser liberto e voltaria, um dia, à presença divina. Isso ocorreu na morte e na ressurreição de Jesus Cristo. Se entendermos o que foi feito para nós, filhos do Altíssimo, poderemos ficar como aqueles que sonham (Salmos 126.1). Mas o melhor é que a nossa redenção é realidade. Os cativos do povo do Senhor podem voltar à presença dEle e tê-lO verdadeiramente como Deus, o que, em outras palavras, significa que eles podem contar com aSua operação milagrosa em todos os sentidos.

Sião era uma das colinas de Jerusalém, que, muitas vezes, foi tomada como símbolo dessa cidade. Foi de Sião, por exemplo, que Davi expulsou os jebuseus e construiu ali a cidade de Davi. Também nela Salomão edificou o templo. Então, desse lugar santo, que tipifica a Jerusalém celestial, viria o Redentor. E Ele já veio!

A redenção seria feita por causa de Israel, predestinado a ser propriedade particular de Deus. Nesse povo, estavam incluídos todos aqueles que aceitariam Jesus como Salvador. A predestinação foi feita como um todo, e não em relação a indivíduos, respeitando o livre-arbítrio de cada um – a escolha de aceitá-lO ou rejeitá-lO. Ao falar de Jacó e Israel, Davi referia-se à mesma pessoa. Jacó era o herdeiro da bênção, antes de ter um encontro com o Todo-Poderoso (Gênesis 28.13-15). Ele se passou a chamar Israel vários anos mais tarde, depois que lutou com Deus a noite inteira e prevaleceu (Gênesis 32.24-28). A noite para nós já acabou; agora, somos filhos da Luz (Efésios 5.8).

O nosso dia nasceu! Então, não há mais tristeza, luto ou humilhação, pois as forças infernais foram derrotadas pelo Senhor Jesus. Ele fez um desfile vitorioso, trazendo esses derrotados diante dos poderes celestiais (Colossenses 2.14,15). Hoje, basta crer, para que a glória de Deus possa ser vista.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

SÓ IMAGINE COISAS BOAS

Porque, como imaginou na sua alma, assim é (Provérbios 23.7a).

Cuidado com o que você pensa, imagina, e com aquilo em que crê, pois, invariavelmente, isso acontecerá. Fracassa quem só pensa em coisas negativas e crê que não pode fazer o que Deus lhe está mandando. Por outro lado, aquele que medita na Palavra e deixa o Espírito de Deus dar-lhe sonhos, crendo que pode realizá-los, será bem-sucedido. O certo é deixar o coração ferver de boas palavras. Então, quanto mais você pensar naquilo que tem aprendido acerca da Palavra de Deus, mais condição terá de obter sucesso. Porém, se o seu coração vive sobrecarregado de temores e maus intentos, certamente, isso é o que lhe ocorrerá.

Temos sempre de vigiar a respeito do que tem ocupado o nosso pensar. Sem dúvida, muitas vezes, o que imaginamos acontece porque somos resultado do que a nossa mente produz. Então, o segredo é alimentá-la com o que é agradável, colocar boas sementes e nunca aceitar que algo ruim ocupe a nossa imaginação.

Ao deixar a mente ruminar pensamentos negativos, criamos um cinturão de dificuldades ao nosso redor. O diabo é quem nos faz meditar em suas mentiras e declarar que não podemos cumprir o que o Senhor nos manda (João 8.44).

O contrário é verdade. Meditar na Palavra – e pensar nas coisas positivas – é permitir que o Espírito de Deus nos use para Seus propósitos. Estar sempre diante do Senhor e fazer a Sua vontade são atitudes que nos darão vitória completa.

Quando meditamos no Verbo divino, com a ajuda do Santo Espírito, o nosso coração se enche de revelações e ferve com boas palavras (Salmo 45.1). Esse fogo nos faz um bem muito grande, pois nos dá a garantia de resolvermos qualquer caso em Nome de Jesus.

O segredo é recordarmos o que o Senhor nos tem ensinado. Ao meditar sobre o que já aprendemos, alargamos o nosso horizonte e, assim, passamos a ver de modo correto. Esse é o meio certo de sair de qualquer enrascada e ser bem-sucedido em tudo.

Aquele, no entanto, que se deixa levar por temores, maus pensamentos e desejos proibidos terá uma vida inteira de confusões. Os vitoriosos são pessoas que só sabem se dar ao bem. Então, só imagine coisas boas (Filipenses 4.8).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

O PERIGO DE TER OS AMIGOS COMO CABEÇA

Que dirás, quando puser os teus amigos sobre ti como cabeça, se foste tu mesmo que contra ti os ensinaste? Porventura, não te tomarão as dores, como à mulher que está de parto? (Jeremias 13.21).

Como sofrerá aquele que não der ouvidos à Palavra de Deus! Leia todo o capítulo 13 de Jeremias e veja que perigo corre quem faz pouco caso das advertências divinas. A soberba jamais deveria possuir o coração de quem se diz de Deus. Em Sua Palavra, o Senhor não apenas fala sobre luxúria e prostituição, mas também admoesta aqueles os quais fez apegar-se a Ele a Lhe serem por povo, nome, louvor e glória, mas muitos não Lhe dão ouvidos (Jeremias 13.11).

A pior coisa que pode acontecer a um filho de Deus é deixar de ouvir o Senhor e passar a dar atenção ao mundo. Por meio da Palavra, somos advertidos contra as iniquidades e tomamos conhecimento de que toda transgressão ao mandamento divino é pecado. Sabendo disso, não se “modernize” a ponto de viver como os perdidos (Efésios 4.17), pois eles não sentem que erram e, por isso, pagarão um preço muito caro.

Tendo o Senhor como Maioral, ninguém se susteria diante dos escolhidos de Deus; porém, os “amigos” que eles criaram, em pouco tempo, passaram a dirigi-los. O povo de Deus caiu porque se afastou do Senhor, deixou a soberba levá-lo a andar segundo o propósito do seu coração, procurou deuses estranhos e passou a servir-lhes e a se inclinar perante eles. Nessa condição, tornou-se um povo maligno.

Estude o capítulo 13 de Jeremias e avalie se tudo aquilo está ou não ocorrendo com você. O resultado do que estamos examinando na Palavra é que aquele povo desobediente foi para o cativeiro. Para onde irá quem fizer coisas semelhantes ao que ele fez?

Não deixe que nada tire o lugar do Senhor em sua vida. Não crie amigos fora dos limites da Palavra, pois eles possuirão o seu coração e reinarão sobre você. Fuja de tudo o que é condenado por Deus. Cuidado com a luxúria, a prostituição e demais pecados (2 Timóteo 3.2-5). Em Cristo, você irá realizar-se muito mais do que atendendo aos apelos da carne. Saiba que a incontinência tira o entendimento (Oseias 4.11 – ARA); portanto, acaba com a santificação.

O mundo vive na carne e para a carne (Romanos 8.6,7). As pessoas de fora só pensam na satisfação dos apetites carnais (1 Coríntios 2.14). Suas festas, canções, seu modo de vestir e andar, sua maneira de falar e proceder são completamente guiados pelo inimigo. É preciso que os que de lá saíram façam festas santas, comportem-se como filhos da Luz (Lucas 16.8) e dêem testemunho da verdade em todas as suas ações, tanto fora quanto dentro de casa (Filipenses 2.15).

Dê ouvidos a quem o chamou para ser para Ele por povo, nome, louvor e glória.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares